11 de janeiro de 2012

Indonésia cancela alerta de tsunami após terramoto de magnitude 7,3



As autoridades da Indonésia levantaram nesta quarta-feira (11), pelo horário local, o alerta de tsunami emitido horas antes após um terremoto de magnitude 7,3 ter atingido a costa da ilha de Sumatra.
O tremor ocorreu à 0h37 da quarta-feira no horário local (15h37 desta terça no horário de Brasília), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
O epicentro do tremor ficou a 29 km de profundidade, a 420 km de Banda Aceh, na ilha de Sumatra, e a 950 km de Kuala Lumpur, capital da Malásia.
Não houve relatos imediatos de danos causados pelo terremoto.
Moradores de Banda Aceh correram para fora de prédios, em pânico, após o tremor, que foi sentidopor cerca de 30 segundos, de acordo com testemunhas.
As autoridades indonesias avaliaram o tremor como de magnitude 7,6 na escala Richter. A agência geofísica indonésia rotineiramente emite alerta de tsuniamis para tremores superiores a 7 na escala Richter, mesmo que não sejam formadas ondas gigantes.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, também dos EUA, não emitiu alerta baseado nos dados do tremor.
Um terremoto de magnitude 9,1, seguido de tsunami, atingiu o país em dezembro de 2004, matando mais de 230 mil pessoas, quase metada delas em Banda Aceh.
A Indonésia está localizada no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma das regiões sísmicas mais ativas do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário